-
Arquitetos: Concrete; Concrete
- Ano: 2011
-
Fotografias:Ewout Huibers
Descrição enviada pela equipe de projeto. A praça Van Beuningen localiza-se em van Hallstraat, distrito a oeste de Amsterdam. A construção de um estacionamento com dois pavimentos subterrâneos foi motivo para o redesenho de toda a praça. Com base nas ideias iniciais do plano para o distrito oeste de Amsterdam e Dijk&Co Landscape, após um pequeno concurso fechado, o escritório Concrete foi convidado para projetar os pavilhões implantados na praça.
De forma geral, o escritório introduziu o conceito de criar uma sala de estar para o bairro, na praça, integrando os pavilhões. O espaço retangular é dividido em zonas. Cada zona ou sala é adaptada para funções específicas e grupos etários. Os ambientes estão no térreo ou elevados. Três zonas são emoldurados por vigas de aço, elevados 4 metros acima do nível do solo e conectados a um pavilhão. Estes quadros criam intimidade e formam espaços como "salas" na praça. Pérgolas de madeira perpendiculares às vigas metálicas contribuem para a percepção do espaço.
A primeira é a zona de entrada. Abaixo do quadro de aço, a entrada é marcada, assim como uma entrada de carro para a garagem. O pavilhão de conexão inclui um centro para adolescentes chamado de "garagem", um lugar para se encontrarem e organizarem atividades. Um ponto de encontro e uma mesa de pebolim estão situadas na cobertura.
O próximo local contém espaços para jogos e a prática de skate. A "sala de estar" é próxima a este, novamente em uma zona enquadrada com mesas de piquenique e um palco. Este contém, ainda, duas confortáveis áreas de permanência rebaixadas e algumas árvores. Este ambiente emoldurado está ligado a um pavilhão contendo a casa de chá e acomodações para a segurança do local. A cobertura é acessível a partir da casa de chá e serve como um terraço.
Na zona final, a armação está ligada a um pequeno pavilhão, fornecendo uma entrada adicional para o estacionamento. Este espaço foi mobiliado pelo escritório de design Carve. A paisagem ondulada azul é preenchida com brinquedos, uma caixa de areia e locais de escalada. Além disso, balanços são pendurados nas vigas da pérgola de madeira e a estrutura de aço contém uma cortina de chuva.
As estruturas de aço possuem iluminação colorida de LED. As cores estão programadas com um ano de antecedência, reagindo às estações e dias específicos. Por exemplo, a praça torna-se vermelha no dia dos namorados e laranja no Queensday.
A praça é decorada com britas vermelhas, grandes pedras, árvores e floreiras. O asfalto foi pintado em azul escuro e emborrachado no playground e nas quadras. Quase todas as árvores existentes foram preservadas e a vegetação foi complementada com novas plantas e arbustos. Os pavilhões foram construídos com grandes fachadas envidraçadas, revestidas com uma malha de aço. O vidro torna o pavilhão transparente e a malha protege contra o sol e as bolas desgovernadas. Onde o verde toca nos pavilhões, trepadeiras cobrirão as fachadas com o tempo. Portas pivotantes de grandes dimensões (3,6 metros de altura) serão abertas no centro dos jovens e na casa de chá, quando o tempo permitir.